O deputado Wellington do Curso (PPS) encaminhou ontem ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET), um ofício em que pede informações detalhadas sobre as tarifas de ônibus em São Luís.
Com o pedido, Wellington cobra esclarecimento a respeito da necessidade de reajuste da tarifa de ônibus, defendida pelos empresários e já confirmadas, nos bastidores, por assessores do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
“Estamos em um cenário em que, de um lado, temos a Prefeitura de São Luís e, de outro, a população ludovicense. Entre um lado e outro, tem-se o iminente aumento nas tarifas de transporte público. Mais uma vez, tem-se a tentativa de fazer com que a população pague pela má administração de recursos. Como consequência, cogita-se o aumento da tarifa. Por não identificarmos nada que justifique tal aumento, solicitamos ao SET um detalhamento da composição da tarifa de ônibus de São Luís com a demonstração dos valores subvencionados pelo Poder Público. Só então saberemos se há ou não algo que ‘justifique’, sob o ponto de vista econômico-financeiro, que a população pague tão caro para ter acesso aos ônibus. Independente disso, o que não podemos admitir é que o trabalhador tenha que pagar para ser humilhado nas ruas de São Luís”, disse.
Para o deputado, há um jogo de cenas entre os atores que formam o sistema de transporte para criar uma situação que justifique o aumento.
Mas é preciso, diz o parlamentar, que se saiba quanto de dinheiro público entra no faturamento das empresas.
“Só assim saberemos se o reajuste se justifica”, finalizou,